Post_MG_2926 (003)

A cada dia, as exigências de qualidade e segurança têm se tornado essenciais para os consumidores, em especial quando falamos de brinquedos. Com o avanço das tecnologias e novas formas de entretenimento, é de extrema importância que as crianças tenham ao seu alcance produtos seguros.

No Brasil, desde 1992, o INMETRO regulamentou os ensaios e o processo de certificação compulsória de brinquedos, exigindo que os produtos vendidos no mercado brasileiro atendam aos requisitos normativos de segurança e qualidade.

 

A certificação de brinquedos visa evitar possíveis riscos que, mesmo não identificados pelo público, podem surgir no uso normal ou por conseqüência de uso indevido do brinquedo. E desde 2005, a certificação está baseada na Norma Mercosul NM 300/2002, substituindo a norma anterior, ABNT NBR 11786 e no Regulamento Técnico Mercosul, anexo à Portaria Inmetro nº 108.¹

O INMETRO exige que sejam feitos ensaios que, de modo geral, avaliem nos brinquedos as seguintes propriedades:

  • físicas e mecânicas;
  • inflamabilidade;
  • elétricas;
  • migração de certos elementos;
  • teor de ftalatos (quando aplicável);
  • requisitos biológicos (quando aplicável);
  • advertências e identificação de faixa etária.

No mercado informal é comum encontrar brinquedos falsificados. Para sua segurança, o INMETRO recomenda comprar brinquedos em estabelecimentos comerciais legais (mercado formal) e tradicionais em vendas de brinquedos e, ainda, verificar se a embalagem não foi violada. Outra recomendação é comprar para a faixa etária adequada e ler as instruções atentamente, em especial aos produtos indicados às crianças menores de três anos.

A UL está acreditada como Organismo Certificador de Produto pelo INMETRO para realizar todo o processo de certificação de brinquedos. Além disso, conta com 4 laboratórios  internacionais devidamente acreditados, com capacidade para realizar ensaios conforme norma ABNT NM 300.

Temos avançado em inovação e tecnologia para oferecer o melhor suporte em toda a cadeia de suprimentos para produção de produtos infantis. Com grande experiência e participação ativa no desenvolvimento e revisão de normas de segurança internacionais, a UL está posicionada para ajudar clientes a mitigar riscos, cumprir com as exigências regulatórias e ter eficiente acesso ao mercado global.

Para entrar em contato com um representante UL para Certificação de Brinquedos clique aqui.

Fontes:

¹ Portal INMETRO: http://www.inmetro.gov.br/imprensa/releases/brinquedo2.asp