Meio Ambiente

Produtos validados ou certificados pela UL Environment ganham credibilidade e diferenciação competitiva no mercado.

Nos últimos anos o significado de “segurança do produto” evoluiu bastante. Hoje a segurança do produto é mais do que apenas a proteção contra os riscos associados ao uso do produto, é também proteção contra impactos ambientais, saúde e bem-estar social.

Os serviços de certificação e validação da UL Environment podem ajudar especificadores de programas de construções sustentáveis, políticas de compras institucionais, editais de compras públicas, entre outras políticas de aquisição de produtos, a definirem requisitos de compras sustentáveis ou ambientalmente responsáveis, pois a marca UL indica transparência e confiabilidade, transmitindo aos clientes confiança nas suas compras ou especificações.

A UL é o fornecedor exclusivo das certificações GREENGUARD e ECOLOGO que são reconhecidas mundialmente e referenciadas em mais de 900 especificações técnicas e guias de compras sustentáveis. A UL também oferece validações ambientais de um único atributo, validações de desvio de resíduos de aterro (Zero Waste to Landfill), declaração ambiental de produto (Environmental Product Declaration – EPD), declaração de segurança química do produto (Health Product Declaration (HPD), e certificações de sustentabilidade organizacional.

A UL ajuda você a contar sua história!

A UL oferece validações ambientais de um único atributo, realizada por uma terceira parte por meio de auditoria, ensaios laboratoriais ou ambos, dando credibilidade aos fabricantes e tranquilidade aos seus clientes.

Validated

Material Regional

A UL valida, através de auditoria, a quantidade de matérias-primas ou produto total que é extraído, transportado e fabricado dentro de uma área regional.

Conteúdo Reciclado

A UL valida, através de auditoria, o conteúdo pós-consumo, pré-consumo (pós-industrial) ou total reciclado de um produto.

Conteúdo de Compostos Orgânicos Voláteis (VOC)

A UL valida, através de ensaio laboratorial, o teor de VOC dos produtos. Note-se que estes ensaios são conduzidos apenas em soluções líquidas ou aquosas, tais como tintas, adesivos, selantes, revestimentos e outros produtos similares.

Conteúdo Rapidamente Renovável

A UL valida, através de auditoria, que um produto contém material com ciclo de colheita inferior a 10 anos.

Conteúdo de Base Biológica

A UL valida, através de auditoria e ensaio laboratorial, que um produto contém conteúdo de base biológica. Exemplos de conteúdos de base biológica incluem ácido poliláctico (PLA), resíduos de colheita, resíduos de madeira, entre outros.

Reciclabilidade

A UL valida, através de auditoria ou ensaio laboratorial, a reciclabilidade de um produto.

Formaldeído Free

A UL valida, através de auditoria e ensaio laboratorial, que um produto não contém formaldeído (ou precursores de formaldeído).

PVC Free

A UL valida, através de auditoria e ensaio laboratorial, que os produtos plásticos não contêm níveis detectáveis de cloreto de polivinil (PVC).

Resistência a mofo

A UL valida, através de ensaio laboratorial, que o produto ou material é resistente ao crescimento microbiano.

Validações Inovadoras

A UL às vezes realiza validações ambientais que são novas ao mercado ou ainda não têm um protocolo UL existente. Entre em contato conosco para perguntas sobre validações não encontradas nesta página.

Certified

A UL Environment valida a Pegada Hídrica de acordo com a ISO 14046.

Consiste em:

  • Avaliar a magnitude dos impactos ambientais potenciais relacionados à água
  • Identificar oportunidades para reduzir os impactos relacionados à água em vários estágios do ciclo de vida de um produto, processo ou organização.
  • Facilitar a eficiência da água, a otimização da gestão da água e a gestão estratégica de riscos relacionados à água.

A Pegada Hídrica baseia-se numa estrutura de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) e identifica possíveis impactos ambientais relacionados com a água, métricas quantitativas relacionadas com a utilização e qualidade da água e inclui considerações geográficas e temporais relevantes. A Pegada Hídrica pode ser conduzida e reportada como uma avaliação autônoma ou como parte de uma Avaliação do Ciclo de Vida e/ou Declaração de Produto Ambiental (EPD).

A UL oferece três tipos de validações de desvio de resíduos de aterro para reconhecer as empresas que lidam com resíduos de maneira ambientalmente responsável e inovadora – desde a produção de energia através da incineração até a reutilização, reciclagem e compostagem:

  • Zero Waste to Landfill para instalações que conseguem consistentemente uma taxa de desvio de resíduos de aterro de 100%.
  • Virtualmente Zero Waste to Landfill para instalações que alcançaram uma taxa de desvio de 98% ou mais.
  • Desvio de Resíduos de Aterro para instalações que tenham atingido uma taxa de desvio de aterro superior ou igual a 80%.

Cada validação é claramente definida, cuidadosamente revisada e cuidadosamente examinada para que as empresas e seus clientes possam compreender a importância ambiental de uma realização tão importante.

Certified2

O Product Lens Report é um tipo de Health Product Declaration (HPD) que ajuda você a cumprir as metas de transparência do produto para a saúde humana e o meio ambiente, ao mesmo tempo em que sinaliza confiança e legitimidade para compradores que exigem informações que podem ser confidenciais sobre os produtos.

A UL Environment fez parceria com o Cradle to Cradle Product Innovation Institute para harmonizar o Product Lens Report, baseando sua metodologia de avaliação de qualidade de materiais do programa Cradle para Cradle Certified ™ Products. Isso fornece aos fabricantes uma oportunidade de utilizar o trabalho realizado no Product Lens Report para realizar outras certificações C2C conforme desejado.

Ao trabalhar com a UL para avaliar produtos com o Product Lens Report, você pode:

  • Acessar mercados que exigem transparência do produto.
  • Contribuir para créditos no LEED v4.
  • Comunicar os riscos reais que os ingredientes do produto representam.
  • Mantem a confidencialidade das informações do produto, ao mesmo tempo em que fornece transparência.
  • Estabelecer uma vantagem competitiva sobre os outros no mercado.
  • Demonstra seu compromisso com a sustentabilidade e a saúde humana.

Certified3

A UL Environment é um Operador de Programa de Rotulagem Ambiental do Tipo III.

Desenvolve Regras de Categoria de Produto (PCR) e Declarações Ambientais de Produto (EPD) conforme a norma ISO 14025.

Um processo completo de EPD ocorre em cinco etapas:

  1. Encontrar uma regra de categoria de produto apropriada (PCR)

O primeiro passo para criar um EPD é encontrar ou criar um PCR que seja aplicável a um determinado produto.

  1. Realizar e verificar a avaliação do ciclo de vida do produto (ACV)

Uma vez que uma ACV é conduzida em um determinado produto, ele deve ser verificado por uma parte independente para garantir que atenda aos requisitos definidos nas regras da categoria de produtos.

  1. Compilar o EPD

O EPD apresenta os resultados da ACV, juntamente com informações adicionais sobre o desempenho do produto e outros atributos de sustentabilidade.

  1. Verificar a EPD

Uma terceira parte independente procede a uma profunda revisão e verificação das conclusões apresentadas na EPD.

  1. Registar o EPD

O operador do programa adiciona o EPD à sua lista de EPD’s registadas.

Para conhecer mais sobre o processo de desenvolvimento de PCR’s da UL Environment clique aqui.

Greenguard

Os produtos que usamos para construir e mobiliar nossos ambientes internos podem ter um impacto significativo nos níveis de poluição do ar interior.

Produtos certificados pelo GREENGUARD atendem a um dos mais rigorosos padrões de emissões químicas e está cientificamente comprovado que ajudam a reduzir a poluição do ar em ambientes fechados e o risco de exposição a produtos químicos, contribuindo dessa forma com a criação de ambientes internos mais saudáveis.

Existem dois níveis de certificação: Certificação GREENGUARD e Certificação GREENGUARD Gold.

Certificação GREENGUARD

Os limites de emissão da Certificação GREENGUARD foram os primeiros a serem usados como especificação de compra pela EPA (Agência Ambiental dos EUA) e pelo Estado de Washington para móveis e materiais de construção. Os critérios da Certificação GREENGUARD são utilizados desde 2002 como base para o crédito LEED para mobiliário de baixa emissão. Os mobiliários de escritório certificados pelo GREENGUARD também são compatíveis com as normas BIFMA X7.1 e BIFMA e 3 crédito 7.6.1.

Certificação GREENGUARD Gold

A Certificação GREENGUARD Gold inclui critérios relacionados com a saúde e considera elementos químicos adicionais, além de exigir menores níveis de emissão total de COV. Dessa forma, garante que os produtos possam ser utilizados também em ambientes como escolas e hospitais, sem prejudicar a saúde dos usuários.

No mercado Norte Americano, os produtos certificados pelo GREENGUARD são reconhecidos, referenciados ou preferidos por mais de 450 guias de compra do governo, varejistas e ferramentas de avaliação de edifícios ecológicos.

O Programa de Certificação GREENGUARD estabeleceu métodos de teste e limites de emissão para três grupos de produtos:

Materiais de Construção e Móveis

Equipamentos Eletrônicos

Produtos de Limpeza e Manutenção

Existem mais de 5 mil produtos certificados pelo GREENGUARD ao redor do mundo!

Ecologo

O ECOLOGO é uma Rotulagem Ambiental do Tipo I baseada na norma ISO 14024. Trata-se de uma certificação voluntária, multiatributo e baseada no ciclo de vida do produto. Os produtos certificados são submetidos a testes laboratoriais, auditorias ou ambos para comprovar a sua conformidade com os critérios ambientais. Os critérios ambientais são definidos em procedimentos específicos para algumas ou todas as seguintes categorias: materiais, água, energia, produção e operação, saúde e ambiente, desempenho e uso do produto, gestão e inovação.

Para visualizar os procedimentos específicos aos quais um produto foi certificado, consulte os detalhes do produto no SPOT – Guia de Produtos Sustentáveis da UL.

Para consultar os procedimentos específicos existentes clique aqui.

Certified4

Além dos programas de certificação com base nas normas UL, atuamos também como um organismo certificador aprovado por outras entidades e programas de certificação de sustentabilidade específicos de determinados segmentos.

Móveis

BIFMA Level

Programa de Certificação de Sustentabilidade para Móveis

Norma: ANSI/BIFMA e3 Furniture Sustainability Standard

Telhas

Green Squared

Programa de Certificação de Sustentabilidade para Telhas

Norma: ANSI A138.1 – American National Standard Specifications for Sustainable Ceramic Tiles, Glass Tiles and Tile Installation Materials

Produtos Eletrônicos

EPEAT – Electronic Product Environmental Assessment Tool

Programa de Certificação de Sustentabilidade para Produtos Eletrônicos

Norma: IEEE 1680 Family of ‘Green Electronics’ Standards

  • IEEE 1680.1 Standard for Environmental Assessment of Personal Computer Products
  • IEEE 1680.2 Standard for Environmental Assessment of Imaging Equipment
  • IEEE 1680.3 Standard for Environmental Assessment of Televisions

Material de Revestimento

Normas:

NSF 140 for Carpet

NSF 332 for Resilient Flooring

Materiais Têxteis

Norma:

NSF 336 for Commercial Furnishings Fabrics

SPOT

Todos os produtos validados ou certificados pela UL Environment são inseridos no banco de dados de produtos sustentáveis, o SPOT, uma ferramenta online e gratuita que permite aos especificadores e outros compradores identificar os produtos certificados através do tipo de avaliação, categoria de produto, nome da empresa, marca do produto, norma aplicável ou crédito LEED correspondente.

Clique aqui para conhecer o SPOT.

Para entrar em contato com um representante UL para Meio Ambiente clique aqui.