Móveis

A UL ajuda os fabricantes de móveis a demonstrar qualidade e conformidade com as normas técnicas, através de certificações, testes de segurança, testes de emissões químicas e ferramentas de sustentabilidade.

As novas realidades de negócios exigem que os fabricantes de móveis atendam diversos critérios relacionados à segurança, qualidade e responsabilidade ambiental do produto.

Confiar na experiência e na presença global da UL para enfrentar os desafios do mercado de hoje pode ser um grande diferencial, pois tal experiência nos permite determinar quais regulamentos se aplicam aos seus mercados-alvo e quais os produtos precisam ser testados. A UL pode guiá-lo em todo o processo de certificação do seu produto.

Nós podemos ajudar os fabricantes a aumentar o seu alcance de mercado através da nossa experiência em ensaios e certificações de móveis em mercados no mundo todo.

A UL utiliza métodos reconhecidos para testar e certificar produtos visando o atendimento de normas e regulamentos nacionais e internacionais.

Além disso, na área de meio ambiente e sustentabilidade, a UL desenvolve as Certificações GREENGUARD e BIFMA Level. Essas certificações foram nomeadas pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA como um rótulo ecológico aprovado para compradores do governo.

Os procedimentos de certificação voluntária são desenvolvidos com base em normas técnicas e submetidos à avaliação do INMETRO, que após rigorosa análise, concede a acreditação para cada procedimento.

Ao ser aprovado pela UL, o fabricante pode utilizar a marca de certificação nos seus produtos e demonstrar de forma transpartente que o seu produto está em conformidade com as normas técnicas aplicáveis.

Os programas de certificação de móveis da UL são baseados em normas técnicas e acreditados pelo INMETRO e podem ser utilizados por especificadores de políticas de compras institucionais e de editais de compras públicas. A marca UL indica transparência e confiabilidade, transmitindo aos usuários confiança nas suas compras e especificações.

Programas acreditados pelo INMETRO:

  • Programa de Certificação para Assentos Múltiplos, conforme a norma ABNT NBR 16031
  • Programa de Certificação para Cadeiras de Escritório, conforme a norma ABNT NBR 13962
  • Programa de Certificação para Cadeiras Giratórias, conforme a norma ISO 21015

Programas em processo de acreditação pelo INMETRO:

  • Programa de Certificação para Assentos para Espectadores, conforme a norma ABNT NBR 15878
  • Programa de Certificação para Armários, conforme a norma ABNT NBR 13961
  • Programa de Certificação para Divisória Modular Tipo Piso-Teto, conforme a norma ABNT NBR 15141
  • Programa de Certificação para Divisória Tipo Painel, conforme a norma ABNT NBR 13964
  • Programa de Certificação para Mesas, conforme a norma ABNT NBR 13966
  • Programa de Certificação para Móveis para Telemarketing, conforme a norma ABNT NBR 15786
  • Programa de Certificação para Sistemas de Estação de Trabalho, conforme a norma ABNT NBR 13967

A UL orgulha-se de ser um organismo de certificação acreditado para a Certificação BIFMA Level do Business and Institutional Furniture Manufacturers Association (BIFMA) e European Office Furniture Federation (FEMB), que fornece aos fabricantes certificação de seus produtos sustentáveis, dando-lhes uma vantagem em um mercado cada vez mais competitivo.

O BIFMA Level é uma certificação voluntária para fabricantes de móveis corporativos. A norma estabelece critérios mensuráveis para fabricantes em diferentes estágios da sua jornada de sustentabilidade. Os fabricantes que obtêm certificação BIFMA Level demonstram ao mercado que seus produtos, instalações e políticas da empresa cumprem rigorosos requisitos de sustentabilidade.

Os créditos são distribuídos em quatro categorias: Materiais, Energia e Atmosfera, Saúde Humana e dos Ecossistemas e Responsabilidade Social. Cada categoria apresenta pré-requisitos, bem como créditos relacionados a produtos, instalações e a organização como um todo.

Com base nos pontos acumulados, os fabricantes podem obter um dos três níveis possíveis de certificação:

Nível 1 – 32-44 pontos

Nível 2 – 45-62 pontos

Nível 3 – 63-100 pontos para BIFMA, e 63-94 para FEMB

O BIFMA Level só pode ser concedido por um organismo de certificação acreditado, como a UL.

Após a obtenção da certificação o fabricante pode utilizar a marca BIFMA Level para promover a sua certificação para o mercado. Esta marca é uma ferramenta de divulgação que garante credibilidade para os especificadores de programas de compras sustentáveis e ambientalmente responsáveis. Além disso, a certificação BIFMA Level também pode contribuir para créditos no LEED.

Normas aplicáveis:

ANSI/BIFMA e3-2014 Furniture Sustainability Standard

FEMB level Certification: Sustainability requirements for office and non-domestic furniture for indoor use

Greenguard

Produtos certificados pelo GREENGUARD atendem a um dos mais rigorosos padrões de emissões químicas e está cientificamente comprovado que ajudam a reduzir a poluição do ar em ambientes fechados e o risco de exposição a produtos químicos, contribuindo dessa forma com a criação de ambientes internos mais saudáveis.

Existem dois níveis de certificação: Certificação GREENGUARD e Certificação GREENGUARD Gold.

Certificação GREENGUARD

Os limites de emissão da Certificação GREENGUARD foram os primeiros a serem usados como especificação de compra pela EPA (Agência Ambiental dos EUA) e pelo Estado de Washington para móveis e materiais de construção. Os critérios da Certificação GREENGUARD são utilizados desde 2002 como base para o crédito LEED para mobiliário de baixa emissão. Os mobiliário de escritório certificados pelo GREENGUARD também são compatíveis com as normas BIFMA X7.1 e BIFMA e3 credito 7.6.1.

Certificação GREENGUARD Gold

A Certificação GREENGUARD Gold inclui critérios relacionados com a saúde e considera elementos químicos adicionais, além de exigir menores níveis de emissão total de COV. Dessa forma, garante que os produtos possam ser utilizados também em ambientes como escolas e hospitais, sem prejudicar a saúde dos usuários.

No mercado Norte Americano, os produtos certificados pelo GREENGUARD são reconhecidos, referenciados ou preferidos por mais de 450 guias de compra do governo, varejistas e ferramentas de avaliação de edifícios ecológicos.

Existem mais de 5 mil produtos certificados pelo GREENGUARD ao redor do mundo!

A UL fornece soluções completas de ensaios, validações e certificações para displays comerciais, incluindo testes de desempenho e durabilidade, testes químicos e de emissões, validação de componentes e certificações de segurança, para garantir que os produtos são seguros para funcionários e clientes e cumprem o desempenho esperado quando expostos no varejo.

As normas de segurança da UL para displays comerciais são:

  • UL 65 – norma técnica para armários com fio. É o método líder na indústria de displays, vitrines e armários especiais, como exposição de joias, monitores iluminados e prateleiras de mercadorias, que contêm fiação elétrica com ou sem iluminação.
  • UL 962 – norma técnica para Mobiliário Comercial – É uma certificação para quiosques, prateleiras de mercadorias (incluindo refrigeradas), caixas eletrônicos, vitrines, sistemas de parede, centros de informação computorizados, entre outros.

Avaliações in loco

A UL oferece avaliações in loco para produtos já instalados para ajudar a minimizar possíveis riscos no local. Nosso serviço de inspeção e teste, realizado nas instalações dos fornecedores, ajuda a garantir que os componentes atendem às especificações de qualidade e segurança.

Avaliação do produto

A UL desenvolve protocolos personalizados para varejistas envolvendo todos os fornecedores para garantir que as diretrizes sejam atendidas. A UL trabalhará com um varejista para avaliar seus produtos atuais, estabelecer diretrizes e aprovar programas de validação, ensaios e certificação. Isso ajuda os varejistas a garantir que os displays em suas lojas atendem às especificações de qualidade e segurança.

A UL desenvolve Programas de Garantia de Qualidade que percorrem toda a cadeia de suprimentos, desde questões de conformidade e regulamentação, até desafios comerciais e acesso a diferentes mercados. Esses programas ajudam os varejistas a mitigar os riscos da cadeia de suprimentos e a acessar rapidamente novos mercados.

Um Programa de Garantia da Qualidade pode incluir auditoria, inspeção, ensaios mecânicos, de segurança e durabilidade, testes de inflamabilidade, análises de emissões químicas e certificações de produtos, sempre seguindo normas técnicas aplicáveis a cada tipo de produto.

Ao fornecer um programa adequado ao seu tipo de cadeia de suprimentos, a UL pode ajudá-lo a minimizar o risco de recall, devoluções e reclamações, protegendo sua marca e o seu capital investido.

Os fabricantes que desejam exportar seus produtos precisam atender requisitos específicos para cada tipo de mercado. A UL ajuda os fabricantes a atenderem esses requisitos através de serviços de validação, ensaios e certificação para todos os tipos de mobiliário.

  • Ensaios mecânicos, ensaios de segurança e testes de inflamabilidade conforme as normas UL ou normas ASTM.
  • Certificação de desempenho conforme normas ANSI/BIFMA.
  • Certificação GREENGUARD para verificação de emissões de compostos químicos.
  • Atendimento aos regulamentos específicos de diversos mercados.
  • A UL também pode ajudar fabricantes de móveis e varejistas afetados pela regulamentação da Califórnia (Proposition’s California 65), que exige que quase todas as empresas que operam dentro do estado informem aos compradores sobre a presença ou não de quase 900 substâncias químicas contidas ou emitidas pelos produtos que vendem.

Para entrar em contato com um representante UL para Móveis clique aqui.