Telecomunicações

A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) é o orgão brasileiro responsável por regular o setor de telecomunicações do país e criou uma nova regra de certificação e homologação de produtos com publicação em 30/11/2000 da Resolução 242. Com a entrada em vigor desta nova regra, a certificação de produtos para telecomunicações passa a ser responsabilidade de organismos especialmente designados para esta finalidade. Após a certificação, a homologação (liberação do produto para a comercialização) é feita diretamente pela ANATEL. Todos os produtos destinados a cadeia de telecomunicações no mercado brasileiro devem possuir o selo da ANATEL. A UL do Brasil possui o escopo completo de certificação da ANATEL e agora está pronta a atendê-lo com mais esse serviço.

A ANATEL divide os produtos de telecomunicações em 3 categorias principais:

Categoria I

Equipamentos terminais destinados ao uso do público em geral para acesso a serviço de telecomunicações de interesse coletivo, tais como: telefones, cabos coaxiais, celulares e etc.

Categoria II

Equipamentos não incluídos na definição da Categoria I, mas que fazem uso do espectro radioelétrico para transmissão de sinais, incluindo-se antenas, equipamentos de radiocomunicação de radiação restrita, transceptores e etc.

Categoria III

Quaisquer produtos ou equipamentos não enquadrados nas definições das Categorias I e II, cuja regulamentação seja necessária a garantia da interoperabilidade e confiabilidade das redes de suporte aos serviços de telecomunicações, tais como cabos opticos, multiplex, roteadores e etc.

ul-do-brasil-tabelas-telecomunicacoes

Responsabilidades da UL x Responsabilidades do Cliente no processo
UL do Brasil:

Fornecer ao cliente o certificado após a aprovação do produto;
Incluir os dados do cliente no sistema e na página de internet da ANATEL.

Cliente da UL:

Fornecer o código de barras – Ean/ANATEL, manuais técnicos e desenhos do produto;
Fornecer as fotos internas e externas do produto ou familia de produtos;
Fornecer à ANATEL o contrato da razão social da empresa ou do representante legal (se a empresa estiver fora do Brasil);
Enviar à ANATEL as fotos com a marca ANATEL e o código de barras.
Pagar as taxas referentes a cada pedido de autorização/homologação.
Todas as informações necessárias referentes ao processo de certificação dos produtos e, posteriormente na fase de homologação junto a ANATEL, a ULdo Brasil está apta a fornecer a sua empresa de forma a minimizar os tempos envolvidos.

Para entrar em contato com um representante UL para Telecomunicações clique aqui.

Orçamento

Solicite um Orçamento Agora!

Preencha o formulário de orçamento através do nosso site, acesse!

Orçamento