Perguntas Frequentes

Sua empresa poderá vender seus produtos com a marca UL assim que receber a Carta Preliminar de Autorização para a aplicação desta marca.

As diretivas de distribuição de Certificações CE baseiam-se nas normas EN adotadas na Europa. Só algumas poucas normas EN/IEC coincidem com as normas UL. Para os padrões coincidentes, os dados poderão ser utilizados, se estes foram gerados dentro do ‘Esquema CB’ ou por algum laboratório de testes de terceiros com o qual a UL mantém acordo.

Se sua empresa possuir um Relatório emitido por membros do Esquema CB ou CCA (Acordo de Certificação CENELEC), a UL poderá aceitar os dados. Novas amostras e ensaios adicionais podem se fazer necessários, dependendo dos diferentes padrões utilizados, e da constatação de que as especificidades nacionais e outros critérios tenham sido devidamente considerados.

A UL e suas filiais têm vários programas que permitem a condução de ensaios nas dependências de seus clientes, incluindo o Programa de Ensaios com Testemunha (Witness Testing Program) e o Programa de Ensaios do Cliente (Client Test Program), entre outros.

1. A primeira etapa implica em submeter à UL todas as informações relevantes, tais como descrições gerais do produto, diagramas técnicos, ilustrações, folhetos comerciais, etc..

2. No prazo de 2 ou 3 dias úteis, o departamento local de Atendimento a Clientes enviará à sua empresa uma cotação.

3. Aceita esta cotação, sua empresa deverá enviar amostras ao laboratório indicado pela UL para início dos ensaios. Os ensaios também poderão ser efetuados nas dependências de sua empresa, através dos programas de ensaios com testemunhas da UL. Note que não é possível oferecer uma Investigação Preliminar antes da execução real deste ensaio. (Consulte outras Perguntas Freqüentes sobre este assunto).

4. Se o produto estiver em conformidade com todos os requisitos pertinentes, um Representante de Campo da UL executará a Inspeção Inicial de Produção (IPI – Initial Production Inspection) para viabilizar a aplicação da Marca UL.

5. A UL emite uma carta preliminar autorizando a utilização da conceituada marca Logotipo UL em seus produtos, facilitando sua comercialização nos Estados Unidos e Canadá.

6. Em seguida, a UL procederá à edição do “yellow card” e do registro de sua empresa nas bases de dados e catálogos de produtos certificados da UL.

7. Mediante solicitação, a UL poderá emitir um Certificado UL que poderá ser utilizado para fins promocionais, como por exemplo, em feiras, recepções, etc.

8. Seu produto será automaticamente incluído no programa de Serviços de Acompanhamento (FUS – Follow-Up Services) – (atualmente também denominado Programa de Integridade da Marca).

Um relatório é emitido ao final dos ensaios. Se o produto não foi aprovado durante estes ensaios e, portanto, não possui autorização para receber a Marca UL, este deverá passar por modificações que permitam que o produto atenda aos requerimentos da norma. Se solicitada, a UL pode oferecer recomendações com referência aos aspectos de conformidade e requisitos das normas. Depois que sejam feitas as devidas alterações, o produto deve ser submetido aos ensaios novamente. Em certos casos uma investigação preliminar pode ser efetuada antes que o produto seja submetido ao processo de certificação.

Não, as normas somente estão disponíveis em inglês.

CNN significa Número de Controle da Categoria (do inglês Category Control Number). O CCN é um código alfanumérico que se refere à categoria do produto. É constituído por quatro letras, e pode incluir, ou não, um número de sufixo. Por exemplo, XCFR2 é o CNN para blocos de terminais reconhecidos pela UL; NMMS é a categoria de Motores de Indução Certificados pela UL (Equipamentos de Conversão de Energia). Um CNN sem um número de sufixo refere-se a um produto Listado, constante da relação de produtos da UL (por ex. NMMS),

– o número 2 significa componente reconhecido (por ex. NMMS2),
– o número 3 significa ‘Não-listado para os EUA’ (por ex. NMMS3),
– o número 7 significa ‘Listado para o Canadá’ (ex. NMMS7),
– o número 8 significa ‘Reconhecido para o Canadá’ (ex. NMMS8) e
– o número 9 significa ‘Não-Listado para o Canadá’ (ex. NMMS9).

Você pode obter ans normas UL através deste site: http://ulstandardsinfonet.ul.com/.

Sim. Para tanto solicitamos contato telefônico através dos numeros (+55 51) 3095-8600 / 3381-1007. Observamos, entretanto, que em função dos termos de confidencialidade firmados com o objetivo de garantir a qualidade de nossos serviços, nem todos os laboratórios da testtech poderão estar disponíveis para visitação.

O Bônus Metrologia possibilita que as empresas acessem, a um menor custo, os serviços de ensaios disponíveis nos laboratórios filiados à Rede Metrológica do Rio Grande do Sul, que atua em parceria com o SEBRAE/RS.
Ao utilizar o Bônus Metrologia você estará alcançando maior confiabilidade na qualificação de seu produto. Clientes SEBRAE pertencentes aos setores e segmentos abaixo citados podem utilizar este Bônus Metrologia:

•Couro e Calçados
•Comércio e Serviços
•Madeira e Móveis
•Metalmecânico

Entre em contato com o SEBRAE para maiores informações.

O prazo para realização dos serviços é variado em função da norma e itens solitcitados. Procuramos realizar nossos serviços no menor tempo possível, e para tanto investimos pesado em automação de equipamentos e ferramentas de teste e medição. Se sua empresa tem uma necessidade especial de prazo, sinta-se à vontade para contatarnos e procuraremos fazer todo o possível para atende-lo.

Prestamos serviços em ambas as modalidades. Entre em contato para maiores informações sobre contratos de serviço.

As cobranças são emitidas após o encerramento dos serviços contratados. Ela é feita através da emissão de boleto bancário, com data de vencimento conforme nosso orçamento, podendo ser paga em qualquer agência do banco HSBC, em todo o Brasil. É imnportante observar que caso o endereço de cobrança seja diferente do endereço que consta no orçamento, o mesmo devera ser informado quando da emissão da aprovação do orçamento para que não ocorram erros durante a emissão das faturas.

Imediatamente após o envio da aprovação de orçamento os equipamentos podem ser enviados para a Testtech. É importante observar que somente iniciaremos os serviços após o recebimento do aceite de nosso orçamento, e no prazo indicado em nossa proposta comercial.

A transportadora responsável pelo frete dos equipamentos a serem ensaiados deve ser eleita e paga pelo cliente, sendo dele também a responsabilidade quanto à eventual contratação de seguros, se for o caso.

Para a devolução dos equipamentos, se for o caso, encaminharemos o material pela mesma transportadora na qual o material foi enviado. Utilizaremos, sempre que possivel , a mesma embalagem na qual o material foi enviado pelo cliente, com o frete de retorno a ser pago pelo cliente.

É importante observar que o prazo de retenção de amostras, para fins de contra-prova, é definido em nosso orçamento, e que o cliente pode, no momento da emissão do aceite, optar pelo descarte das amostras.

O orçamento que vai ser enviado deve ser aprovado preenchendo-se a ultima página de nosso orçamento, a qual contém todos os dados que necessitamos para processar seu pedido, e enviando-a através de e-mail para ul.testtech@ul.com ou fax através do número (+55 51) 3095-8600 / 3381-1007.

Para solicitar orçamento para os serviços prestados pela Testtech pode-se proceder de uma das seguintes formas:

Envie um e-mail com as seguintes informações: Nome da Empresa, telefone e pessoa de contato, juntamente com o nome, fabricante e modelo dos equipamentos que deverão ser testados para ul.testtech@ul.com. Caso seja este o primeiro serviço orçado com a Testtech forneça os seguintes dados: Razão Social de sua empresa, endereço completo, pessoal técnico de contato, telefone, ramal, CNPJ e Inscrição Estadual, pois desta forma simplificaremos o processo de cobrança caso o orçamento seja aprovado.

Outra forma de solicitação de orçamento consiste em enviar estes dados por fax através do número (+55 51) 3095-8600 / 3381-1007.

Razão Social: UL Testtech Laboratórios de Avaliação da Conformidade Ltda.
Endereço: Rua Santa Madalena, 263 – Bairro Bom Jesus
CEP 91420-490 – Porto Alegre – RS – Brasil
CNPJ : 10.854.130/0001-45
Inscrição Estadual: 096/3315897
Inscrição Municipal: 525.188-2-5

São dois os caminhos a percorrer, o primeiro é encaminhar ao Inmetro através dos seguintes contatos tel: (61) 3340-2211 e e-mail: novgorodcev@inmetro.gov.br uma correspondência solicitando a sua participação e o outro é a soliictação através do email ul.testtech@ul.com um orçamento para a realização dos ensaios necessários para cada produto.
O uso da ENCE está subordinado à autorização pelo INMETRO, condicionada à prévia
manifestação do Instituto quanto ao modelo da etiqueta enviada pelo fabricante,
acompanhado da Planilha de Especificações Técnicas do produto a ser etiquetado.

O processo de etiquetagem compreende as seguintes fases:
1) Solicitação para a etiquetagem (encaminhar Formulário de Solicitação de Etiquetagem, consta no regulamento de cada produto, e a planilha de especificação técnica de cada produto)
2) Análise da solicitação para etiquetagem por parte do INMETRO;
3) Medição/controle (Ensaio na Testtech)
5) Aprovação para uso da ENCE (RPA) por parte do INMETRO;
6) Fase de Acompanhamento da Produção (AcP) (Ensaios anuais na Testtech).

Atualmente somente os bebedouros e em breve todos os eletrodomésticos.

O selo Procel é voluntário e, portanto nenhum produto é obrigado a ter. No entanto, como o selo Procel é reconhecido pelos consumidores como a identificação de um produto de melhor eficiência, a sua falta reflete em um grande impacto nas vendas do mesmo.

A listagem atualizada encontra-se no site do INMETRO no link:http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pbeProdutos.asp

Sim, temos profissionais capacitados que podem auxiliá-lo na montagem do arquivo técnico e na realização dos ensaios referente à diretiva de baixa tensão. O relatório de ensaio emitido pela Testtech é aceito na Europa em função dos acordos de reconhecimento mútuo firmado pelo INMETRO.

A certificação de produto no Brasil é uma ação exclusiva de um Organismo de Certificação deProduto, OCP, acreditado pelo INMETRO. A Testtech, como laboratório de ensaios acreditado pelo INMETRO, realiza os ensaios que permitem que um produto possa ser certificado por um Organismo de Certificação de Produto.
Assim, para certificar um produto, é necessário contratar um OCP que irá definir que testes serão efetuados para avaliar seu produto, e então a Testtech irá realizar os ensaios pertinentes. Abaixo as informações de contato da OCP para a definição dos testes:

É importante lembrar que nos produtos que possuem a etiquetagem como sendo obrigatória (ventiladores, refrigeradores, condicionadores de ar, televisores, máquinas de lavar roupa, fogões entre outros), todo o processo pode ser realizado diretamente com a Testtech que lhe auxiliará no processo.