A UL recebeu a acreditação do INMETRO para executar serviços relacionados à certificação compulsória para Caldeiras e Vasos de Pressão de Produção Seriada.

As Caldeiras e Vasos de Pressão possuem ampla utilização, sendo encontrados em borracharias ou consultórios odontológicos ou ainda na indústria química e plataformas de petróleo. Por serem considerados perigosos devido ao risco de explosão dada a pressão de trabalho, a compulsoriedade da certificação é requerida para a garantir a segurança das pessoas e das instalações. Vale reforçar que a certificação trata apenas das caldeiras e vasos de pressão, não englobando outros equipamentos acoplados como o compressor.

Assim, a Portaria INMETRO n° 255, de 29/05/2014 foi criada para estabelecer os critérios para o Programa de Avaliação da Conformidade para Caldeiras e Vasos de Pressão de Produção Seriada, com foco total na segurança do produto, dos usuários e das instalações.

O tipo de combustível utilizado, gases ou líquidos sob pressão, não altera a necessidade da certificação.

A certificação

Agora, UL pode auxiliar sua empresa no processo de certificação desses produtos. A certificação visa avaliar se caldeiras e vasos de pressão de produção seriada estão em conformidade com as suas normas específicas, para promover a segurança.

A certificação avalia os seguintes critérios:

  • Avaliação técnica do produto;
  • Atendimento às normas técnicas de projeto e fabricação
  • Auditoria de fábrica;
  • Ensaios no produto;
  • Auditorias anuais.

É importante ressaltar que produtos importados também devem passar por esse processo de certificação.

Finalizadas as etapas supracitadas, a UL emite um certificado com validade de 4 anos.

Responsável técnico: Eduardo Galera

Responsável comercial: Marcelo Fontoura

Entre em contato com nosso time e saiba como a UL pode ajudar sua empresa a certificar seus produtos!