A ANATEL publicou os requisitos técnicos para 5G que entraram em vigor em 12 de junho de 2020

ANATEL publica requisitos para aprovação de produtos que operam com tecnologia 5G

Em 12 de junho de 2020, a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) publicou os requisitos técnicos para a certificação de equipamentos para operadoras de telefonia móvel e estações de acesso que utilizam redes 5G.

As regras estabelecem os parâmetros e critérios técnicos verificados na avaliação da conformidade dos produtos para telecomunicações. Os requisitos técnicos entraram em vigor na data de publicação através dos seguintes Atos:

  • Ato nº 3151/2020 – Requisitos técnicos para avaliação da conformidade de Estação Terminal de Acesso (ETA)
  • Ato nº 3152/2020 – Requisitos técnicos para avaliação da conformidade de Telefone Móvel Celular
  • Ato nº 3153/2020 – Requisitos técnicos para avaliação da conformidade de Transceptor para Estação Rádio Base

De uma perspectiva técnica, as regras aprovadas fornecem aos operadores a possibilidade de uma das arquiteturas de rede listadas abaixo:

  1. Modo autônomo (SA): a rede é completamente 5G. As interfaces de rádio e o núcleo da rede operam de acordo com as especificações definidas para o 5G NR (New Radio);
  2. Modo não autônomo (NSA): a rede combina funcionalidades entre 4G e 5G. O núcleo da rede possui tecnologia 4G e as interfaces de rádio podem ser 4G ou 5G.

Com as possibilidades de arquitetura de rede definidas, os fabricantes têm os parâmetros necessários para a definição dos dispositivos que serão utilizados nas futuras redes 5G.

Entre em contato conosco para saber como a UL pode ajudar você a lançar seus produtos 5G de forma confiável no mercado global.